Perguntas Frequentes
A origem da energia solar vem do século XIX, quando o físico francês Alexandre Edmond Becquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico, quando realizava algumas experiências com eletrodos, processo pelo qual os painéis solares atuais convertem a luz do sol em energia elétrica.
A energia proveniente da luz solar é convertida em corrente elétrica contínua (C.C.) pelos módulos fotovoltaicos (“painéis solares”) e transformada em corrente alternada (C.A.) por um equipamento chamado inversor solar. Desse ponto em diante é possível alimentar quase todos os equipamentos que utilizamos diariamente, tais como: fogões, geladeiras, micro-ondas etc.
Porque é uma energia limpa, renovável e gratuita, cujo impacto ao meio ambiente é praticamente desprezível. Constitui uma das opções mais procuradas em geração de energia alternativa haja vista seu baixo custo de implantação e manutenção em comparação a seu potencial de rendimento e vida útil.
Não! Ter energia solar em casa não é caro e o sistema fotovoltaico é considerado um investimento, uma vez que o payback é garantido. Os primeiros painéis solares fabricados possuíam um valor mais elevado, visto que se tratava do começo dessa tecnologia. Porém hoje em dia, com o aumento da procura por essa tecnologia aliado às pesquisas que otimizam o sistema e incentivos do governo, o preço dos equipamentos vem diminuindo consideravelmente.
Além disso, a crise energética trouxe constantes aumentos na conta de energia, fazendo com que o retorno financeiro da energia solar se torne mais rápido.
O custo de um sistema de energia solar varia de acordo com o consumo, o tipo de sistema solar, sua capacidade de geração de energia e características do local de instalação. Ou seja, a formação do preço é baseada nas necessidades específicas de cada cliente e nas condições, favoráveis ou não, do local onde será realizada a instalação. Faça um orçamento conosco e obtenha o projeto que atenda suas necessidades de conforto e economia!
Sim! Os painéis solares produzem energia por meio da irradiação da luz do sol, e não do calor. Em épocas de inverno a produção fica menor, mas isso não se deve ao frio. O que acontece é que o painel precisa de radiação direta para produzir energia, e em dias nublados há muita radiação difusa, já que as nuvens bloqueiam o sol. Ainda assim, as placas solares podem ter uma produtividade significativa nessas condições.
Isso é um mito! Os sistemas são instalados em uma angulação que, além de permitir a máxima produção de energia, proporciona um grau a limpeza dos painéis com a água da chuva.
O proprietário pode avaliar a produção do seu sistema e, caso necessário, solicitar uma limpeza ou a manutenção do seu sistema para garantir a máxima produção. Quem tem sistemas “off grid”, que usam baterias, pode precisar gastar um pouco mais com a manutenção desse componente.
Na Cyder Solar você tem 1 (um) ano de monitoramento contínuo do desempenho do sistema de geração solar fotovoltaico, acompanhado de realização periódica de visitas para execução de manutenções corretivas e preventivas.
Ao descartar a hipótese de desconhecimento dessa tecnologia, explicação menos provável, acreditamos que a maioria dos brasileiros ainda não enxerga as vantagens econômicas e socioambientais, bem como o potencial de retorno financeiro quando do investimento em um sistema de geração de energia solar. Volte para Home para aprimorar seu conhecimento sobre as vantagens e benefícios dessa tecnologia sustentável.
A utilização da energia solar fotovoltaica é totalmente benéfica ao meio ambiente e é a maneira mais ecológica de produzir eletricidade, pois não são gerados resíduos tóxicos, tem baixíssimo impacto e é limpa.
Além de contribuir para um futuro melhor para as próximas gerações, sua utilização torna o gasto mensal mais eficiente. Por exemplo: o orçamento mensal destinado à compra de energia, que será gerada facilmente pelo seu imóvel, pode ser deslocado para compra de itens de difícil produção, tais como alimentação, lazer e saúde. Adiciona-se a essa excelente forma de economizar e aumentar qualidade de vida a possibilidade de utilizar os créditos em um período de até 60 meses.
Apenas se você optar por isso. O sistema que utiliza baterias para armazenar a energia produzida em excesso pelo sistema solar é o chamado “Off Grid” (fora da rede da concessionária).
As baterias são utilizadas em sistemas instalados em lugares remotos, onde tem pouca ou nenhuma rede de transmissão de energia elétrica. Elas também podem ser utilizadas em sistemas chamados híbridos. Estes permitem gerar energia da mesma maneira que um sistema solar “on grid” (conectado à rede da concessionária), mas ele armazena a energia produzida em excesso também em baterias. Essa energia armazenada pode ser usada como backup para caso de falha de energia da concessionária ou usar durante a noite.
Hoje no Brasil existem diversas linhas de financiamento de energia solar, através de bancos públicos e privados, que cobrem até 100% do projeto, parcelando em até 84 vezes, e oferecem limites de crédito que podem atender a instalação em qualquer tipo de imóvel, desde residências e pequenos comércios até grandes empresas, agronegócios e indústrias.
Além disso, também é possível realizar a compra o material fotovoltaico à vista sem juros, parcelado no crédito e também por PIX, dependendo do fornecedor.
Sim. Financiar energia solar é uma ótima opção para você que deseja instalar o seu projeto, mas não possui disponibilidade de capital para o investimento inicial.
Com uma linha de financiamento, é possível parcelar o investimento em até 10 anos, dependendo do banco, e poder desfrutar de todos os benefícios da energia solar.
Apesar de a opção mais vantajosa continuar sendo o pagamento à vista sem juros, vemos que as opções de financiamentos costumam oferecem taxas de juros e prazos bem atrativos, que permitem diluir o investimento inicial e ainda obter um grande retorno financeiro com a tecnologia.
Em alguns casos, é possível até mesmo igualar o valor da parcela do financiamento com a economia obtida na conta de luz pelo uso do sistema fotovoltaico.
Além disso, o financiamento para energia solar se torna vantajoso, devido à longa vida útil da tecnologia de, no mínimo, 25 anos, o que permite quitar o pagamento e continuar economizando por mais de uma década.